domingo, 4 de setembro de 2011

Estética: Amor Platônico + Filosofia de Platão + Divisão do amor

       

   Amor Platônico, muitas vezes achamos que é o amor não correspondido, que normalmente o ser não sabe da nossa existência ou não faz idéia do que sentimos, como amor ascético ou assexuado. Porém quando nós estudamos sobre a filosofia de Platão, mudamos nosso conceito e encaramos de outra forma sobre o amor. Platão, apresenta em O BANQUETE o amor sexual como um ato natural, com raízes infinitas mais profundas. Ele afirmou que o amor é uma escada com sete degraus, que vão do amor por uma pessoa até o amor pelas realidades superiores do universo. Platão deu exemplos para explicar  seus pensamentos, em seu mito o ser humano era dividido em três tipos de figura: homem/homem, mulher/mulher e andrógina - masculino/feminino. Segunda a teoria, os seres duplos cometeram transgressões contra os deuses e como castigo foram divididos ao meio, ou seja, sentimos falta da nossa alma gêmea... assim, buscamos nossa outra metade. Sim,  o amor e beleza estão ligados, afinal, você vê beleza quando está amando. À medida que progride, você sente por todas as formas belas a espécie de exaltação quando se apaixona, mesmo que a pessoa não seja tão graciosa, isso acontece sob influência do amor.

  

      “O primeiro degrau do amor, ele diz que, mesmo que se apaixone por uma pessoa, a pessoa é atraída por qualidades e o amor físico. O ser humano busca a imortalidade através da pessoa amada, por meio da procriação. O passo número dois é amar todas as formas físicas belas. O terceiro passo é amar a beleza da mente, independente da forma física à qual ela está associada. O quarto passo da escada do amor é a ética - o amor pelas práticas belas. Envolve integridade, justiça, bondade, consideração - características que também contêm beleza e impelem ao amor. É um passo mais abrangente e universal. Ele conduz ao degrau número cinco, que é o amor pelas instituições belas. Esse quinto estágio diz respeito ao modo como a sociedade funciona quando suas instituições estão em equilíbrio e harmonia.
Desse ponto, a alma ascende para o sexto degrau da escada do amor. Ele é uma curva gigantesca para o alto, em direção ao universal e ao abstrato. A isso Platão chama "ciência", ou seja, conhecimento e compreensão. No sexto passo você se apaixona pela ciência, que articula não só as leis que governam o indivíduo, a família e a sociedade, mas algo que transcende o meio local. Depois de passarmos por todos os degraus, ocorre, no sétimo passo, uma diferença de gradação;
  você já não vê a manifestação da beleza, mas a beleza em si. Esse é o ponto alto dos sagrados mistérios.”

                                                           Resumo do Livro de Platão – O banquete (como o filósofo divide o amor).





      Vimos que Platão apóia a união sexual intensa e profunda, com a realidade Divina que está por trás do universo. É a imutabilidade do homem. Por isso, muitos de nós valorizamos a experiência do amor e do sexo intenso.



VIDEO PARA ENTENDER MELHOR A HISTÓRIA:




Por: Christiana Gabriella.


Nenhum comentário:

Postar um comentário