segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Estética + Teoria de Platão


  Quem foi Platão? "Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Ele tinha seu mento chamado Sócrates, e seu pupilo Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.  Dizem que o nome Platão era apelido, seu nome verdadeiro na verdade seria Aristóteles, isso começou provavelmente para fazer referência à sua característica física, como porte atlético, ou, até mesmo sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas (a ética, a política, a metafísica e a teoria do conhecimento)".



  O filósofo Platão fala sobre a teoria das idéias, ou seja, na visão dele o mundo que vivemos não é um único mundo que existe, assim dividido por duas partes:

- O mundo das idéias ou das formas, que é o produto do nosso pensamento, quer dizer que uma ideia só existe em nós e na justa medida que pensamos nela.
- O mundo sensível, que é limitada.


  Através desses pensamentos, vamos encontrar indicações de Platão a respeito da beleza, diante da visão do mundo e do homem, a beleza de um ser estaria em sua maior ou menos comunicação com uma beleza absoluta, que subsiste no mundo puro e eterno das idéias supra-sensível. Acredita-se que a alma é atraída pela beleza, sente falta da outra, sendo do mundo das essências. Então, existiram almas mais aptas a recordarem a beleza e a verdade do outro mundo. O homem deseja contemplar e unir-se a beleza começa por fora essa forma primitiva de amor, o amor não é simplesmente os corpos, mas a beleza existente neles, algo que não nasce e nem morre, não aumenta e nem diminui. Assim, seguindo caminho do amor primeiro físico e depois espiritual. O homem pode se elevar então da beleza sensível até a beleza absoluta. “A beleza é o brilho ou esplendor da verdade”. A contemplação da beleza seria uma recordação de outro mundo, para a beleza absoluta as coisas corpóreas são meras “imitações” em comparação a pureza das essências. 



  Resumindo, a teoria platônica da Beleza e da Arte se relaciona à visão geral do mundo. Platão fazia a divisão: Mundo em ruína, que está diante dos nossos olhos, a feiúra, a decadência e o mundo em forma, que é eterno e imutável. Nesse mundo, a Verdade, a Beleza e o Bem são essências superiores. Conclui-se que a beleza terrestre é um reflexo da Beleza Absoluta, é tão somente uma reprodução dos modelos ideais.


por: Christiana Gabriella A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário